https://www.christianmoreira.com.br/
COMO APRENDER UM NOVO IDIOMA EM 2020? (CINCO DICAS PARA TE AJUDAR) | O menino dos Sonhos

COMO APRENDER UM NOVO IDIOMA EM 2020? (CINCO DICAS PARA TE AJUDAR)

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020
Foto por Tatiane Gomes


Aprender um segundo idioma se tornou um super bônus pro currículo de todo mundo. Apesar desse aprendizado ser direcionado em sua maioria à carreira profissional, existem outras razões que levam as pessoas a buscarem uma outra língua: assim como depois de um término de relacionamento muitas pessoas decidem mudar o visual, algumas pessoas decidem aprender algo totalmente diferente, outras porque querem viajar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas. No entanto, nem sempre é fácil deixar um pouco sua língua materna de lado e se arriscar numa língua totalmente diferente. Para a primeira matéria desse novo ano, eu decidi compartilhar cinco dicas de como sair da sua zona de conforto e aprender com mais facilidade um novo idioma. Essas dicas me ajudaram muito na época que eu estava tentando aprender inglês e vem me ajudando bastante com o meu aprendizado de francês. Bora nessa? Que tal começar 2020 de maneira produtiva?



1. Por que você quer aprender um novo idioma?

Sim, essa é a primeira dica. Todo mundo possui sonhos e metas. E por trás desses sonhos, existem motivos. Então, com o aprendizado de um novo idioma não poderia ser diferente. Por que você quer aprender um novo idioma? Antes de começar a se aventurar numa cultura e numa língua totalmente diferente, você precisa saber o que te motiva a fazer isso. Pega uma caneta e um papel e tenta responder a essa pergunta porque a sua resposta vai ser muito importante. Quer melhorar suas notas?Você terminou um namoro e em vez de mudar o visual resolveu conhecer outras culturas? Quer viajar pelo mundo? Está querendo aquela promoção no emprego, mas pra isso precisa falar mais de um idioma? Cada pessoa precisa responder de acordo com a sua necessidade. Qual a sua? Deixa aqui nos comentários.


2.  Que tal dar uma chance aos aplicativos de idiomas?

Todo mundo vive grudado ao seu celular, então por que não usar esse artifício ao seu favor? Eu sei que você já deve ter tentado baixar a maioria desses aplicativos de idiomas, mas sempre acabou esquecendo de treinar diariamente. Por isso mesmo, muitos aplicativos de ensino de outras línguas já oferecem a opção "alarme" dentro do menu. Ou seja, você consegue configurar o horário e até o tempo disponível para treinar todo dia. Quer que eu faça uma matéria indicando aplicativos grátis que te ajudam a estudar em casa outras línguas? Deixa aqui nos comentários.


3. Que tal começar estudando vinte minutos por dia?

Tá lembrado da dica anterior? De nada adianta você baixar os aplicativos se você não tiver a determinação e o foco de separar um tempinho diário pra se dedicar ao projeto de aprender um novo idioma, seja o inglês, o francês, o espanhol, o coreano etc. Que tal criar uma rotina diária de estudos? Calma! Não precisa ser rotina de vestibulando. Funciona basicamente assim: no primeiro dia, você separa vinte minutos para estudar. Seja analisando uma música na língua que você escolher, seja tentando traduzir um texto com a ajuda de um dicionário. O que importa é você tentar, okay? Vamos criar uma história rápida: digamos que eu queira aprender inglês. Na primeira semana eu vou precisar separar (no mínimo) vinte minutos para me dedicar exclusivamente ao idioma. Caso eu tenha um tempo maior disponível, eu posso aumentar de acordo com a minha rotina. O tempo vai aumentando com o decorrer das semanas. O importante é você não deixar essa meta de lado. Lembre-se que é melhor estudar um pouquinho todo dia, do que se encher de conteúdos e ficar cansado e desanimado. Porque afinal de contas, todos temos limites.


4. Já pensou em aprender enquanto se diverte?

Talvez para você que já estuda um segundo/ terceiro idioma não seja novidade, mas para aqueles que estão começando agora essa dica pode ser muito boa. Já pensou em aprender enquanto assiste filmes ou séries? Exatamente. Primeiro você precisa começar por filmes ou séries mais básicas, pois essas vão te ajudar a se manter motivado a continuar tentando entender o idioma desejado. Um bom exemplo de uma série para quem quer aprender inglês, é justamente a tão conhecida e amada "Friends". Você só precisa lembrar de toda vez que for assistir à um episódio de ativar o áudio na língua original e a legenda no idioma que você deseja aprender. Aprender um pouco de cada vez é melhor do que ficar esperando o dia em que você vai acordar e falando fluentemente, ou seja, vamos partir pra ação.

Vocês querem que eu faça uma matéria indicando filmes e séries para quem quer aprender inglês? É só deixar aqui nos comentários!


<3 p="">
5. Você já pensou em se inscrever em grupos de conversação?

Outra dica bem interessante para aqueles que estão interessados em aprender um novo idioma é procurar grupos de conversação disponíveis na sua cidade. Primeiro deixa eu te explicar o que são e como funcionam esses tais “grupos”. É muito comum em universidades e em escolas de idiomas existirem encontros gratuitos onde os participantes debatem sobre determinados assuntos. Calma que você não vai debater a atual situação política do país em inglês. Na verdade, os temas são divulgados com antecedência e você ainda pode procurar grupos na sua cidade e os temas variam de acordo com o seu nível. O mais interessante dessa prática, é que além de aprender um novo idioma, você consegue melhorar a comunicação com outras pessoas e a sua confiança de falar uma outra língua na frente de estranhos. Se você for tímido(a) uma dica que eu posso compartilhar é ir até esses grupos de conversação pelo menos uma vez. Você não precisa falar logo no primeiro dia. Você pode analisar se o ambiente te deixa confortável, se você sente vontade de compartilhar o que você já sabe com outras pessoas. Ninguém nesse espaço pode te julgar, pois o objetivo é justamente trocar ideias, é procurar crescer em grupo. Só para finalizar, antes de tudo você precisa lembrar que o IMPORTANTE é tentar. Isso vai fazer você conquistar esse sonho.


Texto por Christian Moreira.
<3 p="">


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe com outros leitores sua opinião