https://www.christianmoreira.com.br/
A Bela e A Fera por Jeanne Marie (Contos de Fadas) | O menino dos Sonhos

A Bela e A Fera por Jeanne Marie (Contos de Fadas)

sábado, 4 de junho de 2016


Título do conto: A Bela e A Fera
Título do livro: Contos de Fadas (Resenha do livro)
Autora do conto: Jeanne - Marie Leprince de Beaumont 
Editora: Zahar 
Páginas: 55-65

Olá habitantes, na semana passada falei que a próxima matéria seria uma análise sobre o conto de A Bela e A Fera, um dos mais famosos clássicos da Disney, mas essa ideia surgiu quando estava lendo o livro Conto de Fadas (resenha) da Editora Zahar e percebi que existiam algumas diferenças entre o clássico lançado em 1991 e a história descrita no livro. Então com base nesse conto, decidi esclarecer algumas dúvidas, explicar algumas dessas diferenças e contar um pouquinho dessa história que me encantou ainda mais durante a leitura. Confiram as duas dúvidas que respondi:

Edição por Christian Moreira

1º -  Você sabe qual o verdadeiro significado da Rosa? 

Vamos começar contando a história da Fera e dessa maneira, vocês podem conseguir entender um pouco mais sobre o significado por trás da rosa:
Quando a Fera era um príncipe humano, uma velha veio ao seu castelo pedindo abrigo por causa do frio e ofereceu para ele uma rosa. O príncipe zombou do presente e pediu para a velha se afastar por causa de sua aparência feia. Ela avisou-o para não julgá-la com base na aparência. Quando ele não atendeu seu aviso, ela retirou sua forma falsa, revelando-se ser uma bela feiticeira.

 

Ela viu que não havia amor no coração do príncipe e assim puniu ele o transformando em uma Fera e todos os que habitavam dentro do castelo em objetos vivos. Ela deixou a rosa, prometendo-lhe ela que iria florescer até o 21º ano. Se ele pudesse aprender a amar e ganhar o amor em troca antes da última pétala cair, o feitiço seria quebrado. Se ele falha-se, ele estaria condenado a permanecer um animal até o fim dos tempos. Desde então, a Fera manteve a rosa segura em seus aposentos, a rosa servindo como sua contagem regressiva e um lembrete de seu egoísmo e crueldade.

A história do príncipe e da Rosa são as mais encantadoras. Essa história é baseada na clássica produção da Disney, mas no conto publicado pela autora Jeanne - Marie é possível notar algumas diferenças básicas, entre elas, por Bela não ser filha única e por suas irmãs serem extremamente orgulhosas. O momento que me deixou encantado com Bela foi exatamente quando suas irmãs altamente interesseiras pediram ao pai artigos de luxo e beleza, enquanto Bela simplesmente pediu uma rosa por esta simplesmente não nascer na terra que viviam.

2º - A Fera das adaptações e a do 
clássico e expectativas

No conto original, a Fera recebeu uma personalidade bondosa, sentimental e própria. Na adaptação feita pela Disney, ele recebeu várias mudanças, principalmente a personalidade e a aparência que se tornou menos assustadora. Na versão publicada pela Editora Zahar, ele passa uma imagem bondosa (até certo momento) é assustador e sincero. Como já disse na matéria que falei um pouco sobre a minha opinião sobre o trailer da versão que vai ser lançada em 2017 (Trailer de A Bela e a Fera - Minha opinião) uma das minhas expectativas é descobrir quais vão ser as mudanças e como o autor Dan Stevens vai interpretar o personagem e ainda se eles vão mostrar o filho do casal que se chama Ben. Como alguns leitores perceberam, existe certa semelhança entre o trailer da animação e o da versão que ainda vai ser lançada, o próprio início já mostra o castelo de uma forma bem diferente.
"A Fera abriu os olhos e disse a Bela:
“Você esqueceu sua promessa. A dor de perdê-la me fez decidir morrer de fome. Mas morro contente, pois tive o prazer de revê-la mais uma vez.”
“Não, meu caro, não vai morrer”, respondeu Bela. “Vai viver para se tornar meu esposo. Desde já lhe concedo minha mão, e juro que pertencerei somente a você. Ai de mim, acreditava que era só amizade, mas a dor que sinto demonstra que não poderia viver sem a sua presença.”
Mal pronunciara essas palavras, Bela viu o castelo resplandecer de luz, os fogos de artifício, a música, tudo anunciava uma festa, mas aqueles esplendores não prenderam sua atenção. Voltou-se para sua Fera, cujo estado a inquietava. Que surpresa teve! A Fera desaparecera e tudo que a Bela viu a seus pés foi um príncipe mais belo que o amor..."

 

- Trecho do livro "Contos de Fadas"


11 comentários:


  1. Que lindeza de post :)
    Adorei as curiosidades, já assisti um filme em que ela tinha irmãos também.
    A Bela e a Fera é muito amor ♥
    amei seu post :) já quero esse livro.
    ótima semana
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      É ótimo saber que você gostou, existem algumas mudanças e também já assisti o que ela tinha irmãos e também foi diferente da animação. Você precisa conhecer esse livro haha.
      Para você também!
      Abraços!

      Excluir
  2. Olá Christian Moreira =)
    Adoro conto de fadas, e A Bela e a Ferra é uma história encantadora. As pessoas vive reescrevendo os contos de fadas. Legal você escolher um e explicar algumas diferenças entre as historias reescritas. Gostei saber um pouco mais sobre a historia.

    http://sejaamavel.blogspot.com.br/

    Beijos e Sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Realmente eles são muito adaptados. Muito bom saber que você gostou da ideia.
      Vou preparar vários outros haha.
      Abraços!

      Excluir
  3. Oi Christian, essa animação é linda! Assisti um filme francês em que ela tinha irmãos, bem interessante! Todo diferente mesmo!

    Sobre as curiosidades eu adorei saber! Ainda não li esse livro, tenho ele, mas ainda não consegui ler, mas já sei que vou gostar!

    Um beijo!
    Inventando Assunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ela é realmente linda.Também assisti a essa versão. Existem muitas diferenças. Apenas respondi as dúvidas mais comuns e você precisa ler haha!
      Abraços!

      Excluir
  4. Olaar Chris! tudo bom?
    Como já disse no teu ultimo post, Bela e a Fera é meu conto preferido deste a infância, mas sobre a rosa eu não tinha ideia sobre a historia por trás dela. Tem um filme de A Fera, que se eu não me engano, tem essa historia da rosa e do feitiço, mas não me lembro muito bem pois faz tempo que já assisti o filme. Eu quero esse livro ai cara UHSUHSUHSU <3
    BEIJU

    devaneiosbm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo e com você?
      Eu lembro que você comentou algo semelhante na outra matéria haha. Realmente na outra versão eles contam a história da Rosa e do feitiço do príncipe haha. Ele estava disponível na loja da Zahar e alguns sites estavam disponibilizando promoções com essa versão, sua edição comentada e ilustrada e também promoções de outros clássicos incríveis.
      Abraços!

      Excluir
  5. Que livro maravilhoso, eu não conhecia fiquei apaixonada quero ler ele.
    Beijão, Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  6. A bela e a fera é o meu conto de fadas preferido, amei a matreira estou anciosa para o filme

    ResponderExcluir

Compartilhe com outros leitores sua opinião